CEAEMA


A.R.A. Fragata Libertad
Sr. Comandante Capitán de Navío
Dn. Marcos HENSON
Ceaema DE Alumni Center École de Mécanique
A.R.A. Fragata Libertad
M. Commandant Capitaine
Dn . Marcos HENSON

BUENOS AIRES , 31 janvier 2014.
La Commission Directive de la
CEAEMA vous salue et salue tout l'Equipage souhaitant pour cette nouvelle traversée de la Frégate ARA Libertad pour son 44ème voyage d'instruction, BONS VENTS et un BON RETOUR à son Port d'attache.
Sachant que vous vous présentez comme ambassadeurs sur les mers du monde avec professionnalisme et fraternité qui vous caractérise dans tous les ports où vous accosterez et où vous représenterez notre NATION ARGENTINE et notre ARMÉE .
En cette année, en une occasion si spéciale dans laquelle, aussi, participeront à cet événement international: VOILES AMERIQUE LATINE 2014 pour le BICENTENAIRE DE LA BATAILLE NAVALE DE MONTEVIDEO, en souvenir de notre grand amiral William Brown suivant ses plus hautes traditions navales où vous êtes ses représentants.
De cette façon, nous souhaitons tout le succès dans le commandement et, à côté de l'équipage, vous réussissiez aux objectifs proposés dans ce voyage avec une sécurité totale et sans contretemps.

AUGUSTO MARIO COLASE
PRÉSIDENT




Veleiros do Velas Latinoamérica feira em Itajaí

Veleiros do Velas Latinoamérica abrem para visitação nesta quarta-feira em Itajaí

Embarcações ficam no município até domingo, quando partem rumo a Punta Del Leste


Veleiros do Velas Latinoamérica abrem para visitação nesta quarta-feira em Itajaí Rafaela Martins/Agencia RBS

Embarcações chegaram nesta terça-feira, por volta das 13h, a ItajaíFoto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Era por  volta de 13h desta terça-feira quando os poucos espectadores que se reuniram no Molhe do Atalaia avistaram o Cisne Branco apontando em direção ao Porto de Itajaí. O assunto até então entre um grupo de turistas e um morador da cidade era a corrupção no Brasil. Debatiam sobre roubalheira e políticos, mas logo silenciaram diante da grandiosidade da embarcação e se renderam aos acenos tímidos de uma tripulação vestida de branco impecável e de uma compostura tipicamente militar.
O gigante de 76 metros de comprimento deslizou sobre as águas do canal do rio Itajaí-Açu trazendo aos olhos de crianças e adultos o orgulho pela nação. Câmeras profissionais dividiram espaço com smartphones em busca do clique perfeito para eternizar o momento.
O grupo era pequeno, cerca de 50 pessoas, e ficou desanimado com a falta da salva de canhões prometida inicialmente e cancelada devido ao luto estadual pela morte do secretário João José Cândido da Silva. Mesmo assim eles se renderam ao esplendor dos detalhes entalhados nas proas.


















A professora da rede estadual Mara Barbosa, 52 anos, aproveitou o horário de almoço para ver o desfile de embarcações. O tempo foi apertado para sair de Itapema e ir até Itajaí, mas ela, o marido e os dois filhos conseguiram pegar a chegada do Cisne Branco.
— É muito lindo. Estava em reunião na escola que trabalho, comentei e todos queriam vir — disse apontando em seguida para o filho Eduardo, que aos 11 anos sonha em ser da Marinha.
O veleiro Libertad, da Argentina, foi o segundo a atracar no porto. A tripulação de mais de 300 pessoas foi recebida sob gritos de "Argentina" vindos de um grupo de compatriotas que se concentrou num canto do molhe.
De férias em Itajaí pela primeira vez, Oscar Casanueva, 52, mantinha-se alheio a todas as pequenas manifestações. Mesmo quando conversava estava com o olhar fixo no horizonte esperando o próximo veleiro que surgiria, para ele o mais importante.
Para Casanueva, o chileno Esmeralda não é apenas o representante de seu país como também leva um pedaço seu. O filho de 23 anos do turista, um dos dois que fazem parte da Marinha chilena, está na expedição e não via o pai deste setembro do ano passado. Ciente da Velas Lationoamérica, ele escolheu a dedo o local onde passaria as férias.
— Ficarei três dias com ele (o filho) — disse em um portunhol.
Visitação a partir das 14h
Os veleiros Cisne Branco e Glória, da Colômbia, estão no terminal Braskarne. Os demais, divididos entre os berços 3 e 4 do porto público. A entrada de turistas será pelo portão 2 em frente à Rua Benjamin Franklin Pereira. A visitação começa a partir das 14h e o acesso ocorre pelo portão 2 do Porto de Itajaí.
PROGRAMAÇÃO
Até sábado 

14h às 18h: os seis veleiros estarão à disposição para visitação no Porto de Itajaí. O acesso ocorre pelo portão 2. Não será permitida a entrada com traje de banho. Fotografia e filmagem estão liberados.
Quarta e quinta-feira

21h às 23h: apresentações da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais para participantes do eventos e convidados, no Centreventos.
Domingo

10h às 14h: partida dos veleiros com desfile naval pelas praias da região, saindo de Itajaí e passando por Balneário Camboriú e Itapema.
QUEM É QUEM

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire